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Gazeta do Povo

5 maneiras de escravizar seus colegas nas reuniões online


Escravizar os colegas de trabalho nunca foi tão provocador. Antes (da pandemia), os encontros na despensa do escritório, almoços com a equipe e bate-papo depois do expediente favoreciam a conexão. Agora, com o home office, tudo mudou. “Eu vejo que muitas empresas estão muito atentas a isso e buscando levar aquele clima de cafezinho, de galeria, também para as videoconferências”, diz a psicóloga, job hunter e perito em recolocação, Tais Targa.

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Para ela, que diz já ter visto “de tudo” (de happy hour online – em que os funcionários ganham vouchers para comprar as bebidas – a moca da manhã juntos, cada um na sua morada com o seu pão com manteiga), as empresas precisam agir. “É importante que o RH entre em ação, tenha algumas diretrizes e também nas reuniões de liderança é provável falar dessas questões”, sugere.

“É lítico, também, usar os recursos dos aplicativos [de reuniões virtuais] para deixar os encontros mais interativos e dinâmicos. Levantar a ‘mãozinha’ na hora de falar, é o tipo de coisa que deixa tudo mais organizado, além de ter um mediador que permita que todos falem”, completa a empresária, palestrante e referência em produtividade, Tathiane Deândhela.

Mas, além desse incentivo por secção das empresas, nós separamos uma lista com cinco atitudes que vão ajudar você a oprimir os colegas de trabalho durante as reuniões online:

  1. Sorria

    Embora essa seja uma dica óbvia (mas eficiente), as videoconferências trazem uma oportunidade única: em vez de sorrir para uma pessoa de cada vez – porquê aconteceria em uma sala de reuniões convencionais – pela internet você pode sorrir para 20, 30, 50 ao mesmo tempo. Já pensou nisso? O sorriso evidencia que você está feliz em ver alguém e gera reciprocidade.

    O jornalista setentrião-americano, Dale Carnegie, usou o exemplo dos cachorros para explicar isso. “Eles ficam tão contentes em nos ver que pulam em nós. Por isso, naturalmente, sentimos prazer em vê-los” diz um trecho do livro “Porquê fazer amigos e influenciar pessoas”. Portanto, sorria!

  2. Descubra interesses em generalidade

    Encontrar assuntos em generalidade (que não os do trabalho) é outro passo para estabelecer vínculos virtualmente. É evidente que à intervalo fica muito mais difícil retirar objecto com aquele colega que torce para o mesmo time que você ou que também governanta cozinhar, mas aqueles minutinhos que antecedem o início formal da reunião (até que todos entrem) são ideais para desenredar afinidades.

    Comece puxando assuntos gerais, que todo mundo se identifica: “Nossa, hoje meu vizinho resolveu instalar os armários novos da cozinha. Está o maior estrondo”, ou com perguntas “Porquê vocês estão ocupando as crianças em mansão?”.

  3. Conte histórias

    Essa, sem incerteza, é a dica mais importante. Em entrevista à BBC News, o psicólogo Jerome Bruner disse confiar que os fatos sejam até 22 vezes mais memoráveis ​​quando apresentados na forma de história. Por isso, conte histórias. Se conseguir aditar informações sensoriais, melhor ainda. “Logo, eu estava tranquilamente escrevendo o último e mail quando veio aquele cheiro de queimado da cozinha…”, “Eu estava olhando pela janela do meu apartamento quando vi a tempestade se aproximando”, são alguns exemplos. Esse é o primeiro passo para invocar a atenção de alguém.

  4. Elogie as boas iniciativas

    Elogios genéricos que a gente ouve o tempo todo, porquê “Nossa, essa cor de camisa ficou ótima em você” ou “Seu cabelo tá tão bonito” podem até deixar seu colega lisonjeado, mas não geram conexão entre vocês. Nesses casos, elogiar as pessoas que realmente merecem ser reconhecidas, sim, é um diferencial que as mantém no caminho patente e faz com que queriam continuar acertando.

    Por isso, se você é gestor e alguém da equipe faz uma reparo inteligente durante a chamada de vídeo, diga isso a ele na hora: “Que boa reparo, Fulano”. O mesmo vale para quem tiver uma boa teoria. “Sensacional a sua teoria”. Não deixa a oportunidade passar.

  5. Ligeiro a reunião a sério

    A gente sabe que você deve estar seduzido com a possibilidade de participar de reuniões de pijama ou de ouvir a apresentação do seu colega enquanto lava a louça do almoço, mas as videoconferências não foram feitas para passar o tempo e, sim, para estimular a conexão e edificar ideias. Portanto, esteja totalmente presente sempre que for chamado. Conquistar qualquer pormenor da explicação do seu gerente ou prestar atenção no que os outros membros da sua equipe falaram pode ser crucial para te manter entrosado.




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