Algúem que trabalhe com CLP sabe expor se existe qualquer Fórum Adrenaline

[ad_1]
Tem muito material em português brasílico sobre porquê programar em ladder na internet, fora livros, cursos, youtube, faculdades, tecnologos, etc ... Material é o que não falta, mas o fino mesmo é em fórum gringo o EEVBLOG tem uma galera boa do mundo inteiro discutindo eletrônica e automação industrial.
No youtube br por exemplo está aparecendo muita coisa lítico sobre ESP32, diversos tutoriais de porquê vc fazer o seu proprio CLP, programação de inversores de frequencia e conversores de fluente continua, acionamento de servo motor, etc ...

Fora o proprio suporte técnico da WEG, Yaskawa, Allen Bradley e ABB.

Outra dica é o seguinte, compre inversores, soft starter, motores, servos, sensores e clp, monte a sua bancada de estudos e inicie o trabalho. Essa é uma extensão muito promissora e com falta de profissionais.

Segue no YT o all eletronics e o wr kits, que dali vc vai proceder pra outros lugares com aproximação barato a informação.

Resumindo, o que você deve fazer pra debutar é focar em ladder, o conversor da abb dcs800 o reboot e o sistema de auto proteção é programado todo em ladder, nunca vi aquele conversor travar.

Mas a jornada é longa, não vai pensando que é fácil, vai ter que entender muito de porquê tratar/`filtrar os sinais dos sensores que geralmente são da ordem de 20ma e sofrem muito com ruidos devido ao envolvente industrial e a propria complicação da máquina (dependendo do caso), bouncing, debouncing, etc ...

Já vi engenheiro chorar meses por desculpa de algumas flags que faltavam no codigo.


[ad_2]
Fonte