Sucesso no ‘BBB’, gestor de redes sociais pode lucrar até R$ 6 milénio porquê autônomo no início da curso

[ad_1]

O "Big Brother Brasil 21" terminou, mas os participantes permanecem em evidência nas redes sociais. Fenômenos de popularidade na internet — que o digam Juliette e Gil, os que mais ganharam seguidores no Instagram durante o programa —, brothers e sisters conquistaram milhões de fãs graças ao carisma, evidente, mas também ao esforço dos administradores que cuidaram de seus perfis nos últimos meses. Porquê profissão, a função de gerenciar páginas na web é relativamente novidade no mercado e deslanchou na pandemia, com empresas que tinham pouca ou nenhuma presença do dedo querendo continuar nesse campo. Para quem deseja trabalhar por conta própria, trata-se de uma opção promissora, que pode permitir ganhos de até R$ 6 milénio por mês no início da curso.

O gestor de redes sociais é um profissional completo, responsável pelo planejamento estratégico do teor que será postado, pela produção de textos e peças gráficas e pela estudo da performance das publicações. É provável atuar porquê autônomo ou empregado, avante de páginas e perfis de pessoas, porquê famosos, ou empresas.

Embora a maioria dos que estão na dimensão seja formada em Informação, qualquer um pode ingressar no meio, desde que saiba ortografar com primazia, tenha conhecimentos de design e entenda o funcionamento dos algoritmos por trás das mídias, diz a consultora de marketing do dedo Elis Monteiro, professora da FGV e do Ibmec/RJ. Por isso, fazer cursos de capacitação no início e ao longo da curso, para se manter atualizado em relação à evolução das plataformas, é fundamental.

Integrante da equipe que administrou os perfis de Gil durante o BBB, a estudante de Jornalismo Gabriela Cirne, de 22 anos, já tinha experiência de estágio com mídias sociais quando topou o duelo de cuidar do Twitter do pernambucano, porquê trabalho voluntário. Com o aprendizagem aglomerado, ela vê com bons olhos a possibilidade de trilhar esse caminho profissional a partir de agora.

— Eu me apaixonei por essa extensão. Agarrei a chance de ser “adm” do Gil, porque sabia que agregaria bastante. O que mais aprendi nesse período foi a gerenciar crises. Foi preciso sabedoria para mourejar com ofensas homofóbicas, por exemplo — diz a aluna da Universidade Federalista do Rio de Janeiro (UFRJ).

O ex-BBB Gil tinha uma equipe de oito pessoas cuidando de suas redes sociais voluntariamente durante o programa. O Twitter dele começou do zero e já tem 1,4 milhão de seguidores. No Instagram, o salto foi de 9 milénio para 12,6 milhões.

Faltam pessoas qualificadas no mercado

De tratado com Elis Monteiro, faltam administradores de redes sociais com formação de qualidade no mercado, já que é grande a demanda de pequenos negócios, porquê comércios e consultórios, pelo serviço oferecido por esses profissionais. Estudar marketing do dedo, mídias sociais e publicidade on-line é o imprescindível.

— Também é importante que a pessoa seja criativa e tenha olhar analítico, para conseguir usar dados e métricas para reagir a problemas e trazer soluções — destaca a publicitária Fernanda Ribeiro, gerente de social media da Play9, estúdio de teor por trás das redes sociais de famosos porquê Regina Casé, Fátima Bernardes e Diego Cruz, influenciador de destaque no TikTok.

A produtora de conteúdo digital Polyana Ker, de 37 anos
A produtora de teor do dedo Polyana Ker, de 37 anos Foto: Registo pessoal

Oportunidade de empreender

A produtora de teor do dedo Polyana Ker, de 37 anos, pediu deposição há dois anos para trabalhar na extensão porquê autônoma. Fez vários cursos, fundou a filial Influence Informação e já atendeu restaurantes, escolas, hotéis quinta e imobiliárias.

— Sempre atuei porquê freelancer, mesmo empregada, e vi a oportunidade de empreender. Buscar originalidade na produção de teor é precípuo para se ressaltar no mercado. Quando a entrega é boa, a clientela aumenta, porque um vai indicando para o outro — afirma.

Segundo Polyana, a liberdade de geração e o potencial de incremento são os principais pontos positivos de ser gestor de redes sociais. Mas o profissional autônomo deve se preparar financeiramente, porque nem sempre se tem a mesma quantidade de clientes.

— No início da curso, para ter lucro, é generalidade uma sobrecarga de trabalho. Depois, é provável terceirizar alguns serviços — completa.

Dia a dia da profissão

Um gestor de redes sociais deve ser, antes de tudo, organizado. É preciso lastrar o tempo para atender todos os clientes, o que envolve reuniões de tarifa, pesquisa de teor, agendamento de postagens (três publicações por dia, no sumo), estudo de resultados e elaboração de relatórios, entre outras tarefas.

Gerenciar lives, semear o teor do cliente em outros perfis por meio de comentários em postagens, fazer parcerias com influenciadores e até cuidar de lojas virtuais são outras funções do gestor de redes sociais.

Para se desenvolver no segmento, também é importante ser uma pessoa safa, criativa, curiosa, que goste de memes e outras linguagens da internet e que se interesse em aprender continuamente.

No início da curso porquê autônomo, quando geralmente se trabalha sozinho, o ideal é aglomerar, no sumo, quatro clientes, para conseguir dar conta de tudo. É provável cobrar até R$ 1.500 de cada um por mês, ensina Elis Monteiro. A precificação do trabalho deve levar em conta o tempo gasto na realização do trabalho.

Ganhos da profissão

Em empresas, o salário inicial de um gestor de redes sociais varia de R$ 2.600 a R$ 4 milénio, de negócio com estudo de mercado feito pela Play9.

Para quem deseja trabalhar por conta própria, os ganhos podem chegar a até R$ 6 milénio por mês no início da curso. Já um profissional autônomo de nível sênior chega a cobrar de R$ 4.500 a R$ 5 milénio de cada cliente pelo gerenciamento de perfis.

Para Elis Monteiro, governar redes sociais de uma pessoa famosa é mais “fácil” do fazer o mesmo serviço para uma empresa em termos de lucrar seguidores, já que o nome da notoriedade atrai atenção por si só. Já Fernanda Ribeiro pontua que, no caso de marcas, é provável se planejar mais e manter controle maior da produção de teor.


[ad_2]
Fonte